Aula de hoje: História da Educação

no dia 17 de maio de 2010


Pessoas normais vão a barzinhos para beber, namorar, falar e fazer besteiras ou simplesmente para colocar o cérebro de molho.

No período da faculdade, eu que nunca fui muito normal, aproveitava esses espaços para participar de altas discussões filosóficas, literárias e existenciais. Nessa época as coisas tomam outras perspectivas. Temos um idealismo avassalador que muitas vezes, ainda bem, nos acompanha para o resto de nossas vidas.

Em um cenário desses qualquer, estávamos eu e meu colega/amigo Romes, discutindo, entre outras coisas, educação.

Pois bem: A história contada por ele começa em uma escola pública, sim, daquelas com parede pintada de cor bege já descascando que você imaginou. Eram dois alunos das séries iniciais que colocariam Denis Pimentinha no chinelo. A "tia professora", cansada de tanta travessura, rebeldia e pouco rendimento, chega até a coordenação desesperada e descrente, exigindo posicionamento (punição) para aqueles jovens monstrinhos.

A "tia coordenadora", sem saber o que fazer e depois de tanto convocar a família desses dois alunos para reunião de pais e só receber ausência em resposta, resolveu tomar uma atitude diferente: pegou o seu próprio carro, colocou as crianças dentro e rumou para o contexto das pessoinhas, para entender o que se passava.

É claro que ela já pensava chegar lá "descendo a lenha", teorizando e cobrando explicações de tanta indiferença dos pais na educação dos filhos e etc, e mais etc que ela aprendera tão bem nos cursos que fez.

Acabou-se o asfalto, acabou-se a rua de pedra e acabou-se a rua de vez... atravessou um tipo de periferia/bosque/lixão, e lá estava a casa do primeiro aluno, nessas alturas já quietinho no banco traseiro olhando a paisagem e pensando sabe-se lá o que.

Chegando lá, quem atendeu foi uma velhinha, daquelas de feição marcada e sofrida, que antes de tudo, foi explicando que o menino não tinha pai, nem mãe, e que ela cuidava dele do jeito que dava. Simples assim.

Roupas gastas, móveis e paredes pelas metades. Como pode alguém levantar e viver normalmente no meio de tanta miséria, todo santo dia? - pensou.  Ficou calada. Colocou as duas crianças novamente no carro (desistiu de ir na casa da segunda criança), fez todo o caminho de volta pensando na velhinha, nas crianças, nas caixas de papelão usadas como móveis. Odiou os políticos, o sistema e odiou até a si mesma. Sentia-se muito mal por não ter sabido ler antes o que acontecia tão perto dela. Chegou na escola ainda na hora do recreio, deu ordem à merendeira: "Coloca aí dois pratos bem cheios pra esses dois."

Nesses alturas Romes e eu já tínhamos ido às lágrimas. É claro que culpamos a cebola que veio cortada crua por cima da carne.


5 comentários:

  1. Ai Clau... Isso vai lá para aquele texto que postei outro dia, né? Como a gente resolve isso? Precisamos pensar e alternativas. Também me chateio com nossos governantes, mas somos nós que os elegemos, nós temos direito de cobrar. Precisamos mudar, atuar, deixar de ser tão passivos e cobrar. Precisamos fazer alguma coisa!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Clau já tive tantos iguais a estes em minhas mãos, mas não sei se fiz alguma diferença em suas vidas. Não digo que sou santa, mas tentei endendê-los.Se consegui; não sei, tenho minhas dúvidas. Mais aprendi do que ensinei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau!
    Para variar...gostei do seu texto..rs.
    É a nossa triste realidade e temos que aprender a lidar com ela e lutar para mudá-la. A Educação não pode dar conta de todos os problemas sociais, mas é a única capaz de dar uma chance de um futuro mais digno para estas crianças.
    Beijossssssss
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Tati e também da Laís.
    O grande problema que encontro nesse luta diária, que travo desde a minha adolescência na tentativa de mudar o mundo, é que sinto-me completamente só, na maioria das veses.Ainda não desiti, estou atuando diariamente, mas tendo perdido um pouco as esperanças, principalmente em nosso país.

    ResponderExcluir
  5. Clau, estava eu aqui preparando as aulas do cursinho, com a rádio uol ligada (ouvindo Sérgio Reis, estava saudoso de meu pai, foda-se a explicação, também sou goiano, uai!), quando vou dar uma olhada nos e-mails. Meu Deus, Clau!, você me jogou de volta num tempo em que estava começando a adormecer em mim. Sempre digo que meu relógio já está marcando três horas, isto quer dizer que estou a meio caminho do anoitecer. Mas me deu uma vontade de voltar no tempo e acreditar nas coisas que ainda acontecem bem debaixo de nossos narizes, queria voltar a sonhar e a contar histórias...assim como seu primeiro conto, este também me devolveu um pouco de minha memória. Que saudades, Clau! Lembrei-me de tanta gente. A Katita está por fazer aniversário. Sempre me lembro dela, gostaria que não fosse apenas uma fotografia na memória. De vez em quando é preciso revelar de novo o filme. Obrigado por esse carinho, acho que hoje, a partir de agora, quero sair pedindo perdão, mesmo que não saiba o porquê. Bjs.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets